Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

TUDO COMEÇOU COM UMA CERTA DANÇA DA ZEBRA

 A palavra capoeira não é africana, como se costuma pensar. Ela vem do Tupi, kapu'era, e originalmente possui dois significados. Pode tanto designar mato ralo ou roçado como uma espécie de cesto ou gaiola que serve para carregar animais e mantimentos. A partir desse duplo sentido, etimologista, historiadores e folcloristas começam a polemizar sobre o berço da capoeira, que pode ser rural ou urbano.

Uns enxergam seu nascimento no campo, entre grandes plantações de cana e engenhos de açúcar, onde as clareiras abertas na mata serviam de canal para a fuga dos negros rebeldes e espaço para o lazer nas horas de folga. "A própria palavra já denuncia uma ligação com o meio rural", diz o antropólogo Oderp Serra, da Universidade Federal da Bahia. Mas há quem diga que a capoeira é própria da cidade, onde aquela brincadeira quase inocente das fazendas teria evoluído para a arte marcial. "Sem dúvida, ela é urbana", afirma o pesquisador baiano Waldeloir rego, Autor de um clássico sobre o assunto, Ensaio Sócio-Etnográfico Sobre a Capoeira de Angola. "Só não podemos afirmar se a capoeira é de Salvador ou do Rio de Janeiro. Provavelmente, se fez ao mesmo tempo nas duas cidades, e ainda em Recife".

A existência de jogos corporais semelhantes à capoeira em Cuba (o mani) e na Martinica (a ladja) comprovam que a semente de todas as especulações está nos costumes trazidos nos portões dos navios negreiros que também seguiram para o Caribe. Mestre Moraes foi um dos capoeirista brasileiros que tiveram oportunidade de presenciar na Angola atual o ritual do n'golo, ou "dança da zebra". "Não é capoeira, mas uma competição atlética que os rapazes da aldeia fazem para ver quem merece ficar com a moça que já atingiu a idade de casar".

Cruzando os relatos disponíveis, Rego concluiu que o n'golo folguedo, um divertimento praticado pelos escravos nos domingos e feriados. Com o tempo, a prática teria se transformado em exibições de habilidade, destreza e leveza de movimentos, chegando ao jogo de ataque e defesa no século passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário