Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

MESTRE BIMBA

O mestre Bimba (1900-1974), foi um capoeirista excepcional, um criativo tocador de berimbau e cantor de Mão cheia. Era homem de personalidade forte e marcante. Abandonou as rodas de Capoeira de Angola de sua época e abriu sua academia (por sinal a primeira), por volta de 1930 e passou a ensinar a sua modalidade de Capoeira, que foi chamada de "Regional".


Mestre Bimba: Manuel dos Reis Machado, nascido em Salvador a 23 de novembro de 1900, na rua do Engenho Velho, freguesia de Brotas. Era filho de Luís Cândido Machado, batuqueiro famoso do bairro. Começou a aprender capoeira com 12 anos de idade, na antiga Estrada das Boiadas, hoje Estrada da Liberdade, com um africano chamado Bentinho, capitão da Companhia de Navegação Baiana. Tornou-se um exímio praticante da capoeira em sua forma tradicional, destacando-se pela espetacular habilidade combativa. Depois, introduziu modificações importantes nos códigos da capoeira, vindo por isso a ser chamado de "o Lutero da Capoeira". Foi o primeiro capoeirista a constituir academia de capoeira, em 1932, no Engenho Velho de Brotas, e o primeiro a conseguir registro oficial do governo para a sua academia, chamada Centro de Cultura Física e Capoeira Regional, "num período em que o Brasil caminhava para o pleno regime de força e que as leis penais consideravam os capoeiristas como delinqüentes perigosos". O ensino de sua capoeira foi qualificado pela então Secretaria da Educação, Saúde e Assistência Pública como ensino de educação física. Suas inovações (entre as quais a introdução de uma metodologia de ensino) originaram uma "nova visão de mundo" no ambiente da capoeira.

Na academia da Capoeira Regional de Mestre Bimba havia um quadro contendo um regulamento com nove itens, englobando aspectos técnicos e disciplinares:

1. Deixe de fumar. É proibido fumar durante os treinos.

2. Deixe de beber. O uso do álcool prejudica o metabolismo muscular.

3. Evite demonstrar aos seus amigos de fora da "roda" de capoeira os seus progressos. Lembre-se de que a surpresa é a melhor aliada numa luta.

4. Evite conversa durante o treino. Voc6e está pagando o tempo que passa na academia; e observando os outros lutadores, aprenderá mais.

5. Procure gingar sempre.

6. Pratique diariamente os exercícios fundamentais.

7. Não tenha medo de se aproximar do oponente. Quanto mais próximo se mantiver, melhor aprenderá.

8. Conserve o corpo relaxado.

9. É melhor apanhar na "roda" que na "rua".   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário